28 out 2015 Data EspecialPessoal

Mauricio 80 e a influência na minha vida

ddcc

Hoje o Mauricio de Sousa completa 80 anos. Não sabe quem é ele? O homem por trás da Turma da Mônica. Quem nunca leu Turma da Mônica que atire a primeira pedra, né? A maioria dos brasileiros começaram suas leituras e tinham como apoio os quadrinhos da Mônica e sua turma para melhorar a habilidade. Eu mesma aprendi a ler com os quadrinhos antes mesmo de aprender a ler na escolinha. Se hoje sou uma Designer formada agradeço muito ao seu Mauricio pois amar HQ’s até hoje, amar colorir e ser uma criativa vieram de inspirações da minha infância. Me lembro perfeitamente de estar na casa da minha avó quando chegava minha tia com um estojo cheio de aquarela, giz de cera, lápis de cor, canetinha e claro, um Almancão de Férias da Turma da Mônica. Várias páginas de passatempo, páginas para colorir, era tudo mega divertido! Até hoje acho que o Almanacão supera e muito os livros de colorir que existem atualmente.

O Parque da Mônica é um assunto à parte. Não sei se todos tiveram a oportunidade de conhecer, mas como eu era uma grande fã da Mônica desde pequenininha, eu visitava o parque com a minha família todo ano. Era tipo o melhor dia da minha vida, o dia que eu ia me divertir e ver a Mônica “em pessoa” rs. Não sei qual é exatamente a relação das crianças nos tempos atuais, mas sei que na minha época, anos 90, era uma febre sem igual. Claro que como tudo na vida, as coisas mudam. Você cresce e acaba esquecendo um pouco desses pequenos momentos, mas ainda tenho fotos, filmagens, quadrinhos, livros, bonecos, até minha primeira câmera foi da Mônica. Eu odiava comer frutas, mas maçã da Turma da Mônica eu comia toda feliz!

Essa é uma das minhas fotos favoritas, pois meus pais tinham algum desejo de ter gêmeas ou algum problema pscicológico que faziam com que eles vestissem eu e minha irmã praticamente iguais, inclusive deixavam o mesmo corte de cabelo na gente, apesar de termos 3 anos de diferença e nada em comum em gosto. Mas o post é justamente para mostrar o quanto cresci nesse meio e sou muito feliz de ver o Mauricio completando 80 anos super disposto, ainda desenhando, participando de eventos…

Minha pequena coleção representada em uma foto, pois eu tenho: Almanaques da Turma da Mônica que leio até hoje e ainda choro de rir, Almanacão da Férias, Turma da Mônica Jovem e as mais novas HQ’s para adultos nostálgicos, que me pegou de vez. Quem não leu as HQ’s eu só posso escrever: leia, leia, leia. Eles fizeram as HQ’s pensando nos jovens adultos que cresceram lendo o Turma da Mônica normal e amam as HQ’s normais. OS traços são lindos, o roteiro é incrível. Eu já comprei 2: Laços, da Turma da Mônica e Vida, do Penadinho. Meu namorado comprou 2 do Astronauta e termino aqui dando tchauzinho para o meu dinheiro, pois apesar de ser meio carinho, vale à pena ter em casa. E VIVA MAURICIO!

escrito com amor e carinho por

Comente via Facebook

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Yuu
    02 nov 2015

    Quem nunca leu Turma da Mônica que atire a primeira pedra mesmo. Eu lembro que quando era pequena tinha inúmeros gibis que ficavam em estado lastimável de tanto ser manuseados. Antes mesmo de aprender a ler, eu olhava os quadrinhos e inventava minhas histórias. Depois de ser alfabetizada, ficava treinando a leitura com os gibis, tentando lê-los cada vez mais rápido. Como filha única, minhas tias me enchiam de almanacões, para eu ficar pintando na casa da vó quando minhas primas não estavam. Lembrar disso tudo é pura nostalgia! Maurício de Souza pode não estar mais tão presente na minha vida, mas sua contribuição jamais será esquecida. É um legado! <3

    • mahchiconi
      07 nov 2015

      Ler a Turma da Mônica é uma sessão de ostalgia sem fim!