28 dez 2016 CinemaCríticaFilmes

Filme: Animais fantásticos e onde habitam

Filme: Animais fantásticos e onde habitam - http://desneurando.com.br

Nota: 4.0 Stars (4,0 / 5)
Título Original: Fantastic Beasts and Where to Find Them
Direção: David Yates
Estrelando: Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Dan Fogler
Gênero: Fantasia, Aventura
Classificação: M / 12 anos
Outros dados: USA, 2016, Cores, 2h13min.
Sinopse: O excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega à cidade de Nova York levando com muito zelo sua preciosa maleta, um objeto mágico onde ele carrega fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio a comunidade bruxa norte-americana, que teme muito mais a exposição aos trouxas do que seus colegas ingleses, Newt precisará usar todas suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam fugindo.

Esse não era um filme que eu esperava assistir no cinema. Eu cresci assistindo Harry Potter, porém nunca li os livros. Sim, eu sei que os livros são muito melhores e talvez por isso eu nunca tenha virado uma Potterhead, eu admiro muito esse universo fantástico mas não sou completamente interessada nele. Eu não sei os nomes dos 40502 personagens que aparecem, não sei mapa dos lugares e não entendo muito como as pessoas são fanáticas por algo que para mim é muito bom, mas que não é uma super revolução de universo fantástico… Enfim, precisava escrever isso para talvez entender que minha resenha não é de fã e sim de uma pessoa que apenas acompanhou os filmes, mas que não vê problema deles terem acabado.

Filme: Animais fantásticos e onde habitam - http://desneurando.com.br

Eu tenho coisas muito boas para escrever sobre o filme: ele é bem maduro comparado à saga Harry Potter, com temas mais adultos e é uma verdadeira uma evolução da saga. A parte obscura do filme parecia um filme de terror e eu me segurei na cadeira com medo. Mas não não era um terror jumps care daqueles que você pula de medo, mas um terror psicológico, daqueles que você se sente desconfortável. O tema mais adulto faz com que pessoas que cresceram nessa era Harry Potter estejam preparadas para temas mais profundos, afinal a faixa etária base é de 20 a 30 anos (aqueles que cresceram com a saga). Então no resumo é um grande momento de nostalgia, com vários itens que só quem pelo menos assistiu a saga consegue entender e alguns easter eggs que somente verdadeiros fãs da saga conseguem encontrar. A J.K. Rowling realmente não dá ponto sem nó! Tudo tem um motivo, cada pedacinho de coisa é colocado milimetricamente ali por alusão à alguma coisa do universo e isso é brilhante no filme (principalmente se você for um Potterhead).

Filme: Animais fantásticos e onde habitam - http://desneurando.com.br

O lado ruim, devo escrever, é que se você nunca viu nada da saga vai perder muitos detalhes do filme. O grande problema dos filmes de Hollywood é que eles querem que você veja, por exemplo, 8 filmes do Harry Potter antes para que você entenda melhor esse novo e eu acho muito errado, ninguém é obrigado a ver nada e cada filme deveria se explicar por si só. Eu entendo que seja legal um universo expandido, mas também acho que esse filme poderia ser bem melhor se ele se desprendesse mais ainda da saga e fosse quase como um novo começo, algo do zero. Talvez ele conquistasse mais fãs em vez de tentar trazer nostalgia à quem já é fã. Fora isso, é um filme muito bom e quero acompanhar essa nova saga no cinema!

escrito com amor e carinho por

Comente via Facebook

Deixe seu comentário

3 Comentários

  • Giulia
    05 jan 2017

    Oi, Mayara
    Sou super Potterhead e o que eu acho é que o filme é feito para os fãs de HP, pra quem conhece a fundo a história, não só assistiu os filmes.
    Quem não tem muito familiaridade não vai conseguir acompanhar e sacar a mesmas informações. A história dele é brevemente citada na saga HP mas não muito abordada nos filmes da franquia.
    Acho de verdade que eles não querem conquistar fãs novos mas, sim, manter os antigos…

    Beijos,
    Giulia | 1livro1filme.com.br

  • Trauti
    30 dez 2016

    Tô super curiosa pra assistir esse filme, mas antes gostaria de ler todos os livros do HP. Não, ainda não fiz isso. Shame on me. Parece que tudo o que vem da JK é maravilhoso 🙂

  • Marina
    28 dez 2016

    Eu também tenho a mesma relação com HP que você. Não li os livros, não assisti alguns dos filmes e não sei o nome de quase nenhum personagem da saga. Gostava do universo da JK mas não dava muito bola. Esse filme me fez ter vontade de ler todos os livros, incluindo o dessa história mesmo. Gostei muito mais do Newt do que do Harry, e fiquei apaixonada pelos bichinhos. Não ia assistir no cinema, mas uma amiga potterhead me chamou pra ir com ela, e eu fui. Acabou que gostei e me interessei pelo mundo da JK haha