11 abr 2016 ConselhosDesabafoDesneurando

24 coisas que aprendi com 24 anos

4

No dia 11 de Março eu completei 24 anos. E no meio de tanta correria nem consegui fazer um post especial, mas gostaria de deixar (mesmo que um mês atrasado) 24 conselhos agora que já tenho 24 anos. A gente erra, aprenda, refaz. E o que aprendi é que seguir conselhos de pessoas mais velhas ajuda muito. Espero poder ajudar assim como já fui muito ajudada e espero ganhar conselhos também, então comentem!

1. Não tenha pressa de crescer
Eu aprendi da pior maneira que querer ser mais velha do que sou não ajuda em nada as situações e problemas, talvez só piore porque você cria uma expectativa muito grande e quando fica mais velho percebe que não era nada daquilo que você sonhava e acaba se decepcionando muito.

2. Seu trabalho não é sua vida
A gente tem a sensação de que quando trabalha no que gosta pode ficar 8h, 9h e até mais tempo trabalhando que não tem problema. Afinal, você ama trabalhar e trabalha porque gosta. Agora que sou freelancer e fico em casa posso ver o quanto perdemos nosso tempo em um trabalho, perdemos muita qualidade de vida.

3. Você só sabe quem está do seu lado na hora da doença
Com 17 anos tive uma doença muito séria e fiquei internada no hospital, foram quase 3 meses de idas e vindas de internações, cirurgia às pressas e NENHUM AMIGO ME VISITANDO ou ao menos perguntando se eu estava bem. Eu dava tanto valor para algumas pessoas e quando fiquei doente percebi quais realmente eu deveria dar valor e quais eu deveria repensar se elas se importavam mesmo comigo.

4. Não tente ser diferente do que você é
Pode parecer um conselho meio clichê, mas já tentei tantas vez ser aquilo que não era… Tentei me encaixar em grupos, me encaixar em algum lugar mudando pensamentos, roupas e jeitos de falar só para ver se me aceitavam. Não se preocupe, existem pessoas que te aceitam como você é, basta encontrá-las!

5. O colégio te ensina, mas não muda sua vida
Um pouco polêmico, porém tenho que ser sincera. Os adultos vivem dando essa ideia de que você vai estudar para se formar para a vida. O colégio te ensina muitas coisas e é muito importante estudar, mas não é ele que vai te ensinar todas as questões da vida.

6. Faculdade ensina, mas não te torna um bom profissional
Assim como o colégio, eu achava que a faculdade me ensinaria tudo e eu me formaria apta para ser uma ótima profissional. A verdade é que eles te ensinam o básico, e deixam bem claro que se você quiser se aprofundar vai ter que ler, aprender e fazer sozinho. Você faz a faculdade da sua mente!

7. Seus amigos de infância e adolescência nem sempre serão pra vida toda
Com certeza eu sei que existem pessoas que são amigas desde pequenas, mas precisamos entender que são exceções e não regras. Quando somos mais novos temos essa ideia de que esses amigos serão nossos amigos pro resto de nossas vidas e mudanças de lugares, escolas, cidades e até mesmo de personalidade podem acabar com essas amizades que eram inseparáveis.

8. A mídia tenta te influenciar sempre
Eles te dizem o que você deve ser, como se vestir, como se comportar. Até mesmo a mídia atual, que se diz tão aberta e luta por novos direitos é enganosa. Um dia faço um post mais profundo, mas não se enganem. A mídia dita as regras, pense e reflita antes de ter uma opinião baseada nela.

9. Sua família é para vida toda
A gente briga, não se entende sempre, não possui os mesmos ideais, nem sempre concorda. Mas o fato é que sua família não muda, amigos passam, amores passam e sua família continua a mesma, portanto dê mais valor à ela.

10. Alimentação saudável sim, buscar o corpo perfeito não
Quanto mais velho a gente fica, mais entende que é sim necessário ter uma alimentação bem saudável se você não quiser ficar doente e ter sérios problemas. Mas essa moda de corpo perfeito, de viver de sopa de ar e malhar mais tempo do que dormir é muito perigoso. Ame seu corpo e se alimente bem, o resto é resto.

11. A opinião dos outros nem sempre importa
Como já escrevi diversas vezes, é importante escutar as pessoas, porém a maioria dá opiniões baseado naquilo que queriam que você fosse e não naquilo que você é. Muitas acabam dando opiniões e dicas de amigas só para soltar o veneno e tentar te rebaixar.

12. Amizade verdadeira você conta em uma mão
Quanto mais velho a gente fica mais percebe que amigo amigo mesmo, aquele chegado que te conhece até revirado, que te ama até nos piores momentos e te ajuda quando precisa você pode contar com uma mão só e pode até sobrar dedo.

13. Tenha hobbies para ocupar a mente
Blogar é um dos meus hobbies favoritos, eu amo escrever e compartilhar meus pensamentos. Mas como uma boa Designer também amo criar coisas, criar artes, mesmo que nem guarde todas. Isso ocupa sua mente e te distrai das coisas ruins.

14. Não faça algo por pressão dos outros
Você tem que estudar, se formar, conseguir um emprego, arrumar alguém, casar, ter filhos, ser bom em tudo, fazer tudo com perfeição e não pode ter problemas, seu corpo precisa ser perfeito da cabeça aos pés e você não pode ficar triste, tem que ficar sempre feliz. Ou você pode parar de seguir a pressão dos outros e deixar sua vida da forma que você quiser.

15. Se coloque no lugar da pessoa
Antes de julgar, apontar o dedo e dizer bem-feito ou algo do tipo, tente se colocar no lugar da pessoa. O que você faria se fosse pobre e tivesse 12 filhos para criar? O que você faria se tivesse a oportunidade de trair sem ninguém saber? A gente acha que sabe o que fazer, mas na hora pode ser bem diferente. A pressão, o desespero, mudam as pessoas! Não julgue.

16. Não viva uma rotina eterna
Você acorda todo dia no mesmo horário, vai trabalhar, almoça, volta, assiste um Netflix, relaxa, toma banho, janta, assiste algo no Youtube e vai dormir. Tente fazer isso várias vezes e pronto, você está preso em uma rotina. O que você vai contar para seus filhos, netos e bisnetos se você nunca faz algo novo?

17. Guarde dinheiro o mais cedo que você puder
Ah se eu tivesse escutado esse conselho com certeza já teria dinheiro suficiente para casar, mas como não escutei hoje eu estou penando para conseguir juntar dinheiro. Não viva pelo dinheiro, mas guardar é importante, você nunca sabe do amanhã.

18. Os melhores dias acontecem sem planejar…
Sabe aquele dia que você estava com seus amigos e aconteceu algo divertido? Aquele dia que você estava andando na rua e algo incrível aconteceu? E aquele dia que você estava em casa e aquela surpresa veio? Pois então, não se pode planejar essas coisas, os melhores dias acontecem de repente.

19. … e os piores dias também
Complementando o de cima, infelizmente acontecem coisas ruins do nada. Semana passada foi um susto enorme na minha família, minha irmã foi parar no hospital e dois dias depois meu pai também. Mas graças a Deus eles estão bem, e infelizmente não tem como prever quando vai ser um dia bom ou quando vai ser um dia ruim.

20. Seu gosto, suas regras
Você ama pagode? Assiste documentário sobre reprodução de abelhas? Ama palavras cruzadas no jornal? Até hoje assiste desenho animado (eu)? PROBLEMA SEU! Não tente reprimir ou esconder seus gostos só porque acham que não é legal. Ame aquilo que você ama, isso te torna único.

21. Perdas acontecem
Perdi meu avô materno, dois cachorrinhos que amava, perdi emprego, oportunidades, amigos, desejos e sonhos. Mas isso faz parte da vida e você pode ficar triste, mas um dia vai entender que o que tem que acontecer vai acontecer, não adianta pensar que poderia ser diferente.

22. Quem decide o seu futuro é você
A vida é feita de escolhas e como diz o poeta Chorão: “Cada escolha uma renúncia, isso é a vida”. Muitas vezes você vai ter que pensar muito entre escolher um lado ou outro e isso pode mudar todo o seu futuro, mas não se preocupe, isso é a vida.

23. As pessoas não são como na internet
Eu gosto de dizer que a internet é a vida melhorada das pessoas. Você não vai postar no facebook uma foto de você de cama com febre de 40 graus. Você vai postar aquele dia que foi na balada e se divertiu com a galera. Você não posta uma foto do seu péssimo término de namoro e você chorando, você posta uma foto de casal dizendo que será eterno. Então não pense que a vida dos outros é melhor que a sua, todo mundo posta aquilo que quer e não aquilo que vive.

24. Envelhecer faz parte, viver é arte
Agora com exatos 1 mês completados que fiz 24 anos eu senti um certo peso de idade. Como se uma ficha caísse: “Caramba, já tenho 24 anos!”. Todo mundo envelhece, não se preocupe. Mas como você vai viver a sua vida, se você vai ter momentos épicos ou não é uma decisão sua. Eu decidi que terei uma vida inesquecível e você?

escrito com amor e carinho por

Comente via Facebook

Deixe seu comentário

3 Comentários

  • Gabriella Leão
    19 maio 2016

    ADOREI ESSE POST!
    “Seu trabalho não é sua vida” me lembrou uma passagem do livro “O Poder do Agora”, que diz “você não é sua mente”. Não somos nossa mente, nem o nosso trabalho! Hahaha…
    Sobre não tentar ser diferente do que eu sou, levei um tempo para aprender isso. Hoje, sou eu e pronto. Foda-se quem não gostar de mim rs
    Enfim, amei esse post!
    Parabéns!
    Beijos,
    http://gabileao.wix.com/poesiadeboteco

    • Mayara Anjos
      19 maio 2016

      Obrigada, Gabi! Eu tentei ao máximo passar tudo o que já vivi até aqui…

  • Bárbara Almeida
    25 abr 2016

    Realmente estamos começando a sentir o peso da idade, vou fazer 25 em outubro e estou IMPRESSIONADA. Tipo como assim?
    E é quando a gente vai se achando, muitas opiniões que tínhamos há 1 ano atrás, mudaram demais. É a época onde todos falam que temos que arriscar.

    Beijos, Love is Colorful